Escolha uma Página

PROJETO MART

O Projeto MART  é um novo tipo de Exame de Atividade Metabólica em Tempo-Real, no momento cirúrgico, para delimitar a abrangência tumoral e possíveis metástases em área aparentemente saudável – desenvolvido pela Dra. Paula Cabral e utilizado na UENF (Universidade Estadual Norte Fluminense).

A tecnologia usada na Estação M.A.R.T. nos permite “enxergar” através da formação de imagem digital, alterações do tecido estudado como:

  • Identificação da área de atividade tumoral e sua irrigação orientando a ressecção de tumores;
  • Identificação das áreas de atividade metabólica à distância do tumor indicativa de metástases, possibilitando biópsias preventivas ou prevenindo novas intervenções;
  • Identificação de hipóxia pulmonar e resposta compensatória no stress cirúrgico;
  • Verificação da perfusão sanguínea e oclusão do enxerto;
  • Identificação das áreas de estenose, isquemia e infarto;
  • Verificação de refluxo na sutura de vasos (revascularização);
  • Definição da zona de amputação.

A Estação M.A.R.T. ajuda o cirurgião a tomar decisões ainda durante a cirurgia, não interferindo com o procedimento cirúrgico, mas diminuindo os problemas no pós-operatório imediato. Por outro lado, permite uma nova forma de diagnóstico por imagem, mais rápida, segura e, que pode visualizar o que nenhuma outra técnica consegue expressar.

img_4666b

O Projeto MART recebeu o prêmio de melhor trabalho do programa de Pós-graduação (mestrado) da UENF pela sua relevância em oncologia. Na foto, Dra. Paula Cabral, autora do projeto com Alessandro Coutinho (Assessor de pesquisa da pós-graduação), a Pró-reitora Rosana Rodrigues e o Reitor Luis Passoni, recebendo os cumprimentos na XVI mostra de pós-graduação do IFF, UENF e UFF.

Na mesma semana o projeto MART foi apresentado como Banner no II Simpósio de oncologia do Norte Fluminense, organizado pelo Oncobeda.

Salvar